segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Fotografar no verão



Este tutorial irá comentar o modo como a luz muda e como tirar partido disso.


• As horas douradas
• Brincar com sombras
• Iluminação variável
• Equilíbrio de brancos









As horas douradas


 Para fotografar, apenas duas horas de luz do dia são consideradas especiais – a hora após o nascer do sol e a hora antes do pôr-do-sol. Estas são conhecidas como as horas douradas.
Quando o sol nasce ou se põe, está perto do horizonte. Isto significa que a luz atravessa mais espaço atmosférico do que quando o sol está a pique. As partículas de água no ar absorvem e dispersam os comprimentos de onda azuis. Quanto maior for a distância que a luz atravessa na atmosfera, menor é a quantidade de azul que alcança o chão. É por este motivo que a iluminação de manhã cedo e ao fim da tarde é mais cálida – adquire uma tonalidade dourada que se adequa a muitos motivos, como paisagens e edifícios.
No entanto, dispõe apenas de aproximadamente 60 minutos para aproveitá-la – consoante o local onde se encontra no mundo. Perto do equador, o sol nasce rapidamente e irá dispor de menos de uma hora de luz dourada. Perto dos pólos, existem épocas nas quais o sol nunca sobe muito acima da linha do horizonte e a hora dourada pode durar o dia inteiro.
Em alternativa, pode recriar até certo ponto a hora dourada ao fotografar mais tarde, através da colocação de um filtro laranja pálido na objectiva.



Brincar com as sombras


Conforme o sol se eleva, as sombras tornam-se mais curtas e acentuadas, sendo normalmente menos apelativas. Para eliminar estas sombras acentuadas que se podem tornar particularmente notórias sob os olhos dos motivos fotografados, pode ligar o flash para preencher as sombras e proporcionar uma luz mais homogénea. Mais tarde, poderá ter de colocar o seu motivo à sombra, de modo a evitar que este feche os olhos e para que se produza uma luz mais suave.








Iluminação variável 


A qualidade da luz do dia varia ao longo do dia. Fora das horas douradas, a luz do sol de manhã cedo e ao fim da tarde continua a reter uma cor cálida, ainda que mais suave. A luz do sol forte ao meio-dia é muito mais azulada, com maior contraste e sombras mais curtas e menos apelativas. A nebulosidade suaviza todos estes efeitos e proporciona uma luz mais homogénea.
Além disso, o sol aparenta mover-se no céu durante o dia, pelo que a fachada de um edifício que está à sombra pela manhã pode ser banhada pela luz do sol da parte da tarde. A direcção e o ângulo do sol dependem da altura do ano. Existem tabelas e calculadoras que disponibilizam estas informações para qualquer altura do dia, latitude e longitude.
Se estiver numa visita organizada, poderá dispor de apenas alguns minutos para tirar fotografias. No entanto, se permanecer no mesmo local durante alguns dias, vale a pena voltar ao mesmo motivo em alturas diferentes do dia para ver se as oportunidades de tirar fotografias melhoram à medida que a luz ilumina esse motivo a partir 
de uma posição diferente.





Balanços Brancos









O olho e o cérebro humano adaptam-se bem às alterações de cor da luz.  Uma cartolina branca parecerá dessa cor quer a vejamos no exterior à luz do dia (azulada), quer no interior sob a iluminação de uma lâmpada de tungsténio (amarelada).
Os materiais fotográficos não se adaptam desta forma. Têm de ser "equilibrados", de modo a adequarem-se à temperatura da cor da luz predominante. O sensor da câmara pode ser equilibrado para uma ampla variedade de temperaturas da cor com um toque num botão. As definições incluem Luz do dia, Nublado, Tungsténio, Fluorescente, Fluorescente H, Flash, Subaquático e Personalizado.
Notará que existem definições de Luz do dia e Nublado. Isto deve-se ao facto de a temperatura da cor da luz ser diferente em condições de nebulosidade e em condições de luz do dia normal.
Se isto for demasiado confuso, pode definir a opção Auto White Balance (AWB) (Equilíbrio de brancos automático). Esta opção analisa a luz que alcança o sensor e define um valor adequado. No entanto, se quiser certificar-se de que o equilíbrio de brancos está correcto, pode definir um equilíbrio de brancos personalizado;  tirando uma fotografia a um motivo branco (pode utilizar uma folha branca, apesar de uma cartolina cinzenta a 18% ser o ideal). A câmara utiliza os dados desta imagem para definir o equilíbrio de brancos das fotografias seguintes. É necessário repetir este procedimento sempre que a iluminação se altera.



Modos de disparo



Tirar fotografias na praia com o modo automático da câmara pode ser complicado. A areia branca reflecte bastante mais do que outros motivos comuns, levando a câmara a assumir que a cena é banhada por uma iluminação muito clara. Assim sendo, a exposição reduz-se, produzindo um resultado mais escuro do que o pretendido. O modo de cena Praia nas câmaras IXUS e PowerShot compensa esta acção, aumentando a exposição e permitindo-o concentrar-se em tirar fotografias memoráveis.






Para tirar fotografias espectaculares sem esforço, os modelos PowerShot e IXUS incluem o modo Smart Auto com tecnologia de Detecção de Cenas, que detecta até 32 cenas automaticamente e aplica as definições adequadas para um resultado excelente – para que não tenha de se preocupar com isso. Detecta as condições de iluminação, incluindo luz do dia forte, nebulosidade, retroiluminação e céu azul.
Quando as condições são detectadas, aplicam-se as definições relevantes. Por exemplo, a câmara irá aumentar a profundidade do azul do céu de modo a enfatizar a cor. Ao fotografar ao pôr-do-sol, os tons laranja são enfatizados, tornando a luz dourada ainda mais forte.
Pode também verificar a exposição de uma imagem após capturá-la através da função de histograma da câmara (informações detalhadas no manual de instruções). Esta função gera um gráfico que exibe a distribuição de todos os tons da imagem. Se todos os tons se concentram na parte esquerda, a imagem está subexposta; se se concentram na parte direita, está sobreexposta. Tons dispersos ao longo do gráfico, com poucos ou nenhum a tocar nas extremidades esquerda ou direita, indicam uma imagem bem exposta.


Sem comentários:

Enviar um comentário